Planejamento Estratégico: O Segredo que Seu Concorrente Não Quer que Você Saiba

Se você, como dono de uma PME, acha que planejamento estratégico é coisa de empresa grande, tipo frescura de executivo, segura essa: você pode estar cavando a própria cova do seu negócio. Sério, sem drama! A real é que a falta de um plano estratégico é o que mais leva pequenas e médias empresas para o buraco, principalmente nos primeiros anos.

7/16/20242 min ler

Se você, como dono de uma PME, acha que planejamento estratégico é coisa de empresa grande, tipo frescura de executivo, segura essa: você pode estar cavando a própria cova do seu negócio. Sério, sem drama! A real é que a falta de um plano estratégico é o que mais leva pequenas e médias empresas para o buraco, principalmente nos primeiros anos.

Pense comigo:

Quantas vezes você já viu uma PME abrir cheia de gás, com ideias incríveis, e em poucos meses fechar as portas? Ou então, aquelas empresas que até sobrevivem, mas ficam patinando, sem conseguir crescer ou se destacar?

Isso rola direto, e sabe qual é o motivo? Na maioria das vezes, é a falta de um planejamento estratégico decente. É como sair de carro sem GPS, sem saber onde quer chegar ou quais as roubadas que podem pintar no caminho. A sorte e o "feeling" até quebram um galho de vez em quando, mas a chance de se perder ou dar de cara com um problemão é enorme.

"Ah, mas minha empresa é pequena, não preciso disso!":

Essa é a maior balela que tem! Muitos donos de PME acham que planejamento estratégico é coisa de empresa gigante, que não serve para o dia a dia. Mas isso é um baita engano. Se você quer que sua empresa cresça e dure, planejamento estratégico é essencial, não importa o tamanho do negócio.

Com um plano estratégico, você sabe exatamente onde quer chegar, tipo "aumentar as vendas em 20% até o fim do ano" ou "lançar um novo produto por trimestre". Sem isso, você fica dando tiro para todo lado, tomando decisões na correria e jogando dinheiro fora.

E não para por aí! O planejamento estratégico é tipo um radar: te avisa dos perrengues que podem aparecer, como um concorrente novo no pedaço ou uma lei que pode ferrar com seu negócio. Aí você se prepara e não é pego de surpresa.

E tem mais! O plano também te ajuda a enxergar as oportunidades que estão passando na sua frente, tipo um novo mercado bombando ou uma tecnologia que pode facilitar sua vida. Aí você aproveita e sai na frente dos outros.

Planejamento não é bicho de sete cabeças:

Outra coisa que o pessoal pensa é que planejamento estratégico é um negócio chato, cheio de papelada e regras. Mas não precisa ser assim! Tem um monte de ferramentas e jeitos de fazer um planejamento mais simples e fácil, que cabe no seu dia a dia.

Você pode começar fazendo uma análise SWOT, que é tipo um raio-x da sua empresa: mostra os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças. Depois, define sua missão, visão e valores, que são tipo a bússola do seu negócio. Aí você traça metas e pensa nas estratégias para chegar lá, sempre levando em conta o que você tem de grana e como está o mercado.

E pode ficar tranquilo: o planejamento não vai te deixar engessado ou acabar com sua criatividade. Muito pelo contrário! Ele te dá mais segurança para inovar e arriscar, sem colocar sua empresa em risco.

Bora começar!

Não espera sua empresa ir para o brejo para começar a planejar. Perder tempo e dinheiro não tá com nada! Invista em um bom planejamento estratégico e veja sua empresa decolar.

Sucesso não cai do céu, é resultado de muito trabalho, dedicação e, principalmente, planejamento. Se você quer que sua PME seja top de linha e dure por muito tempo, o planejamento estratégico é seu parceiro. Não dá para ignorar essa!

Sidney Hamada